quinta-feira, 21 de novembro de 2019

CUMBUQUINHAS DE COBRE - ACERVO 001 - MUSEU DA ONG

CUMBUQUINHAS DE COBRE 






        Peça confeccionada em metal (cobre), amplamente utilizada nas indumentárias da montaria antiga; boiadeiros, caçadores, tropeiros e viajantes utilizavam este apetrecho, que era adaptado na cabeça do arreio.  Provavelmente elaborada por Ourives ou artesãos daquela época. 
       Constituí-se de 09 frascos em forma de frutas tropicais, que se prendem a uma estrutura de metal amarelo (bronze), feito um cabide, habilmente ornamentada com motivos em florais e que serve de suporte para penduras os frascos. 
       A peça mede 20 cm por 15. Com os frutos variando de 6 a 7 centímetros foi desenvolvida para transportar remédios, pólvora, chumbo, além de licores e cachaça. 
        Os frutos, uma reprodução da forma do Caju, Goiaba, Jambo, Romã, Milho e outros, contém tampas ou rolhas para armazenar os ingredientes, remédios e munição. 
         Segundo a Sra. Jovelina de Souza Nascimento (61 anos, de Cotegipe BA), moradora do Setor Fumal. bairro de Luziânia, atualmente aluna do CREJA (Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos) filha de Vicência Alberto de Souza, nos conta que o seu avô utilizava este equipamento nas andanças pelos sertão da Bahia e que não dispensava sua “Cumbuquinhas de Cobre” e que além dos produtos anteriormente citados ele transportava nestes frascos, “Alcoforada, Rapé, e também uma mistura de Imburana com cachaça, que servia como remédio contra picada de cobras venenosas”.  (por José Álfio. Em 21/11/2019)